Os Estados Unidos é uma nação multicultural, lar de uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores.[1] Com exceção das já pequenas populações nativas americanas e nativas do Havaí, quase todos os americanos ou os seus antepassados emigraram nos últimos cinco séculos.[2] A sua cultura é exercida em comum pela maioria dos americanos é a cultura ocidental em grande parte derivada das tradições de imigrantes europeus, com influências de muitas outras fontes, tais como as tradições trazidas pelos escravos da África.[3][4] A imigração mais recente da Ásia e especialmente da América Latina adicionou uma mistura cultural que tem sido descrita tanto como homogeneizada quanto heterogênea, já que os imigrantes e seus descendentes mantêm especificidades culturais.
EUA – Cultura e tradicoes
De acordo com a análise de dimensões culturais de Geert Hofstede, os Estados Unidos têm maior pontuação de individualismo do que qualquer país estudado.[5] Apesar da cultura dominante de que os Estados Unidos sejam uma sociedade sem classes,[6] estudiosos indicam diferenças significativas entre as classes sociais do país, que afetam a socialização, linguagem e valores.[7][8] A classe média e profissional estadunidense iniciou muitas tendências sociais contemporâneas como o feminismo moderno, o ambientalismo e o multiculturalismo.[9] A autoimagem dos estadunidenses, dos pontos de vista social e de expectativas culturais, é relacionada com as suas profissões em um grau de proximidade incomum.[10] Embora os americanos tendam a valorizar muito a realização sócio-econômica, ser parte da classe média ou normal é geralmente visto como um atributo positivo.[11] Embora o sonho americano, ou a percepção de que os americanos gozam de uma elevada mobilidade social, desempenhe um papel fundamental na atração de imigrantes, alguns analistas acreditam que os Estados Unidos têm menos mobilidade social que a Europa Ocidental e o Canadá.[12]
As regiões culturais semi-distintas dos Estados Unidos incluem a Nova Inglaterra, os estados do Médio Atlântico, o sul dos Estados Unidos, o meio-oeste dos Estados Unidos e o oeste dos Estados Unidos - uma área que pode ser subdividida com base na cultura local: os Estados do Pacífico e os Estados Montanhosos.
O jornalista e escritor Colin Woodard, em seu livro American Nations (2011),[16][17] alega a existência de onze culturas regionais na América do Norte, com base nas características culturais dos colonos originais dessas regiões. De acordo com Woodard, essas regiões atravessariam e desconsiderariam fronteiras formais dos estados ou mesmo do país. Essas culturas seriam:
Também de acordo com Collin Woodard o sul da Flórida fez parte do Caribe Espanhol, uma área colonial espanhola marítima com uma impressionante história própria e uma cultura distinta do El Norte; O Havaí (que se juntou aos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial) faz parte da região cultural da Grande Polinésia.[18]
Existem curiosidades dos Estados Unidos que aposto que você não conhece. Saber um pouco mais sobre a cultura americana irá fazer da sua viagem uma experiência ainda mais emocionante, além de evitar que você cometa gafes.
A população dos Estados Unidos é constituída por irlandeses, ingleses, italianos, alemães, franceses, escandinavos, hispânicos, africanos e asiáticos. E graças a essa mistura, o país adquiriu alguns costumes e culturas que não estamos habituados. Então, conferira logo abaixo quais são algumas delas.
Os Estados Unidos são um país acolhedor para todos os visitantes e possui diversas opções culturais para você conhecer. Você encontrará grandes parques com espaço para esportes e churrasqueiras. A cultura americana é completamente diferente da nossa e você pode estranhar algumas coisas quando for visitar a Terra do Tio Sam, mas depois acaba se acostumando. Visitar um lugar novo com outra cultura pode ser a melhor experiência de sua vida.
Em busca de oportunidades, milhares de brasileiros deixam a terra natal a cada ano para morar em países estrangeiros. Os Estados Unidos são destino de 23,8%. A partir da mistura do regionalismo com as novidades da casa nova, amantes da cultura do Rio Grande do Sul que residem em solo norte-americano sentiram a necessidade de reforçar os costumes. Para amenizar a saudade, se reúnem em dezenas de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).
Na cidade de Newark, Nova Jersey, Valeria Lessa está entre as fundadoras do CTG Saudade da Minha Terra, um dos poucos com sede própria no Exterior. "Somos bastante ativos. Participamos dos festivais de rua da cidade, realizamos jantares mensais", conta Valéria, que é filha do folclorista Barbosa Lessa. Ela mora no país há 23 anos e garante que 70% dos membros da entidade, que funciona desde 2004, são nascidos no Paraná. "Formamos um lugar de admiração da cultura gaúcha. Celebramos, independentemente de onde nascemos", relata.
Na Florida, o CTG Nova Querência também reúne um grupo misto. O patrão Celso Zanardi, natural de Porto Alegre, explica que a riqueza cultural da iniciativa se dá principalmente pela diversidade de participantes. "São netos ou parentes de gaúchos, mas que não necessariamente nasceram lá. Mas, aí de ti se disser que eles não são gaúchos!", brinca Zanardi. Com mais de 70 membros, o CTG da Florida foi fundado em 1987 e tem como objetivo celebrar e difundir as tradições gaudérias. "Fizemos ações nas escolas da cidade mostrando nossa cultura através de gincanas e apresentações. Os americanos adoram", lembra.
Valeria Lessa acredita que os ideais dos CTGs precisam ser conhecidos em todo o mundo. "Temos que mostrar nossa cultura para quem quiser conhecer". Ela conta que muitos americanos já participaram das reuniões do CTG. Da mesma forma, os membros da Florida consideram a passagem do conhecimento o mais importante, seguido da defesa do jeito gaúcho. "Mesmo quando morava no Rio Grande do Sul já sentia esta necessidade de marcar a tradição. Existe uma diferença de pensar e agir da gente do sul para o resto do país", acredita Zanardi: "Passamos a conhecer melhor o Brasil quando saímos dele".
O que você deve esperar ao comemorar o Ano Novo nos Estados Unidos? Fogos de artifício? Um grande jantar? Festas? Introduza os estrangeiros na cultura estadunidense e explique como eles celebram que a Terra completou mais uma volta ao redor do Sol com estes slides festivos para uma apresentação de Natal! Os designs são completamente editáveis!
Ao longo da história dos Estados Unidos, muitos imigrantes adicionaram suas próprias tradições culturais à mesa do Dia de Ação de Graças americano, do arroz com molho ao cheesecake ube e muito mais.
As diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos são bastante evidentes e quem pretende viajar ao país norte-americano deve observar alguns aspectos importantes para ter uma experiência incrível!
Em relação ao Brasil e Estados Unidos, as diferenças são notáveis, muito fortes e vão além das questões financeiras. É fundamental para quem for viajar aos EUA, independentemente do motivo, conhecer previamente as diferenças culturais para evitar transtornos.
Cabe ressaltar, que em um país imenso como os Estados Unidos, as leis, regras e a cultura podem mudar conforme a região, cidades e estados. Sabendo disso, vale se inteirar antes de desembarcar em qualquer destino americano.
Curtiu saber as principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos? Certamente que de início alguns pontos podem lhe causar estranheza, mas logo você se adapta. Veja também quais as oportunidades de trabalho nos Estados Unidos.
O Thanksgiving Day, mais conhecido no Brasil como Dia de Ações de Graças, é um feriado nacional emendado bastante importante nos Estados Unidos. Ele acontece sempre na última quinta-feira de novembro e é seguido pela sexta-feira popularizada pelo mundo como Black Friday. Para quem planeja estudar na América do Norte, este é um período interessante de vivenciar algumas das tradições mais fortes da cultura americana, inclusive a do consumo.
Come-se muito bem em um jantar tradicional de Thanksgiving, normalmente regado a vinho para os maiores de 21 anos. Quem não pode estar junto à família nesta data costuma celebrar com amigos, como é o caso dos estudantes internacionais. As universidades dos Estados Unidos realizam jantares para os alunos que permanecerão no campus durante o feriado e os estrangeiros têm a chance de vivenciar a cultura americana em primeira mão.
Os Estados Unidos são um país com um número significativo de costumes, alguns deles próprios e outros adquiridos de outras culturas. Neste artigo, falaremos sobre as tradições mais importantes que existem no país, bem como o comportamento de seus habitantes.
Nos Estados Unidos existe uma grande diversidade cultural, então os usos e costumes variam muito. No entanto, os estranhos geralmente são recebidos com a mão e sorrindo, e os amigos com beijos ou abraços.
Nada representa tão bem o Sul dos Estados Unidos como a música! A mescla de culturas da região deu origem aos mais diversos gêneros musicais e suas maiores estrelas. Além da música, os estados sulistas são reconhecidos pelos profundos traços históricos e tradições enraizadas na cultura americana. Não é à toa que o Sul simboliza a parte mais autêntica dos Estados Unidos!
Entre diversas tradições que acontecem nessa data, que é celebrada sempre na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos, separamos algumas para você conhecer mais sobre a cultura do país. Acompanhe!
Se você tiver a oportunidade de estar nos Estados Unidos nessa época, não perca a chance de vivenciar essas tradições que são tão significativas para eles. Quer ler mais conteúdos culturais? Aqui no blog do Yázigi você encontra. Acesse e confira! 2ff7e9595c
Comments